Palestras sobre compostagem

Hora do almoço na sua empresa e quer oferecer aos seus colaboradores um momento de aprendizagem fora da caixa? 

Está a organizar um evento sobre sustentabilidade e precisa de uma oradora animada para desmistificar a compostagem?

A Mudatuga pode ajudar!

Para obter um orçamento por favor preencha o formulário abaixo. A nossa equipa entrará em contacto com um orçamento no espaço de 5 dias úteis.

Fazemos palestras sobre sustentabilidade, lixo zero, compostagem e gestão de biorresíduos, online ou presencial, com uma duração média de 1h! 

Abordamos os temas mais difíceis de digerir de forma leve e oferecemos um panorama geral para a sensibilização desta causa tão importante.

palestra sobre compostagem e gestão de biorresíduos

Conheça os nossos packs de palestras

1

Palestra Base

  1. COMPOSTAGEM: Como evitar que os teus resíduos orgânicos sejam desperdiçados em aterros! 

2

Pack 2 palestras

  1. RECICLAGEM: Faz a tua parte pelo planeta, evitando os erros mais comuns na reciclagem!
  2. COMPOSTAGEM: Como evitar que os teus resíduos orgânicos sejam desperdiçados em aterros! 

3

Pack 3 palestras

  1. DESPERDÍCIO ALIMENTAR: Como evitar que 1/3 da comida produzida no mundo seja desperdiçada. 
  2. RECICLAGEM: Faz a tua parte pelo planeta, evitando os erros mais comuns na reciclagem!
  3. COMPOSTAGEM: Como evitar que os teus resíduos orgânicos sejam desperdiçados em aterros! 

4

Pack 4 palestras

  1. ELETRICIDADE E ÁGUA: Como diminuir os consumos de energia e água em casa, ajudando-te a salvar o ambiente e… a carteira!
  2. DESPERDÍCIO ALIMENTAR: Como evitar que 1/3 da comida produzida no mundo seja desperdiçada. 
  3. RECICLAGEM: Faz a tua parte pelo planeta, evitando os erros mais comuns na reciclagem!
  4. COMPOSTAGEM: Como evitar que os teus resíduos orgânicos sejam desperdiçados em aterros! 

Decreto-lei 102-D/2020 – Obrigatoriedade da recolha seletiva de biorresíduos até final de 2023 . O que muda?

Tendo em conta que a generalidade dos aterros é suscetível de causar impactos ambientais significativos, quer ao nível do solo, águas e ar, quer ao nível dos incómodos para as populações circunvizinhas, e com vista a identificar e mitigar esses impactos, saiu há não muito tempo o Decreto-Lei n.º 102-D/2020, de 10 de dezembro, que estabelece a obrigatoriedade na separação, recolha seletiva e encaminhamento para reciclagem de biorresíduos, até final de 2023.

Em que consiste esta nova lei? O que significa na prática? O que deve mudar na minha empresa? E em casa? Quais as alternativas à “simples” recolha dos biorresíduos? Qual a alternativa mais sustentável? O que é a compostagem e o que fazer com o composto? O que de bom está a ser feito noutros países?

Estas serão algumas das questões que os participantes irão ver respondidas durante a palestra.

Para quem?

Qualquer empresa ou escola que queira sensibilizar os seus colaboradores ou alunos, em formato online ou presencial, para os temas da compostagem, gestão de biorresíduos, reciclagem, alterações climáticas, desperdício alimentar e lixo zero.

Eventos ligados à sustentabilidade e temas similares.

Porque escolher a Mudatuga?

A Mudatuga é uma startup especializada em educação para a compostagem (doméstica e comunitária) e conta com uma experiência alargada na implementação de projetos de compostagem em ambiente empresarial, escolar e municipal. Possui conhecimento profundo da legislação e uma rede de parceiros/fornecedores que nos permite comercializar compostores em grandes quantidades e a preços bastante competitivos. Somos das poucas empresas em Portugal especializadas em compostagem Bokashi (compostagem feita através da fermentação anaeróbia dos resíduos orgânicos), método este que acreditamos ser a solução mais prática e sustentável para o tratamento de biorresíduos em apartamentos.

Especialização em compostagem

Experiência alargada em educação ambiental e especialização em compostagem.

escola a compostar

Caso de sucesso

Co-criadores do projeto “Escola a Compostar”, apoiado em 2021 pelo Fundo Ambiental, no qual formámos mais de 1000 pessoas em compostagem através de 40 ações educativas em escolas, universidades, municípios e empresas.

Reconhecimento internacional

Reconhecimento internacional no impacto socioambiental (Watson Institute, Uplink do World Economic Forum, United People Global, Climate Lauchpad 2021)

Testemunhos

A MudaTuga colaborou connosco na feira da SustentaHabilidade e no projeto FlaviECOmpostor, viajando até Chaves para dar formação sobre a compostagem comunitária em escolas secundárias. Demonstrou-nos desde o início uma genuína e profunda dedicação pela sua missão de alcançar a compostagem em Portugal, e o que torna a MudaTuga mais especial é a esta vontade de ajudar, ensinar, educar e procurar sempre melhorar a sua prática e a forma como ensina compostagem. Em Portugal, a MudaTuga está na frente deste movimento inovador e tem, a meu ver,  um papel importantíssimo na melhor gestão de resíduos orgânicos, um problema sério no nosso país. A Generation Earth Portugal recomenda a MudaTuga para qualquer escola, entidade organizacional, empresa, município que queira dar ou obter formação sobre a compostagem.

Sofia (Generation Earth Portugal)

“Gostaria de partilhar o meu agradecimento à MudaTuga e Escola a Compostar por me ter iniciado neste mundo fantástico da compostagem Bokashi; sinto que assim é que deve ser, com a valorização destes resíduos tão importantes e a minimização do consumo de recursos ao devolver à natureza os nutrientes que ela nos deu. E ainda por cima reduzi drasticamente o lixo indiferenciado. Há 2 semanas que não coloco lixo no contentor”

Cláudia Rocha

“É oficial, finalmente faço compostagem! A minha resolução de ano novo de 2020, realizada em 2022! Escolhi a compostagem Bokashi por ser um processo simples e principalmente que pudesse fazer num apartamento. Está a ser um processo de aprendizagem muito gratificante, quem diria que o lixo nos pode fazer feliz, ein?! Obrigada à @mudatuga pelos ensinamentos ninjas!”

Joana Meira

A Mudatuga é uma empresa que tive o prazer de me cruzar e que admiro muito. A sua missão é nobre! O desperdício alimentar  tem um impacte ambiental grande e a Mudatuga mostra soluções de compostagem para todos para que possamos fechar o ciclo da comida e criar o nosso próprio composto.
Recomendo muito o trabalho de quem está por detrás!

Tiago Matos (Fundador Greentribe)

“A Mudatuga para mim é a referência em Portugal para aprender sobre compostagem! O desafio #21diasacompostar não se revelou um desafio, pois com a ajuda da Mudatuga, foi tudo muito fácil de compreender e seguir!”

Margarida Rebelo

“Nunca tinha feito compostagem e achava que no meu mini apartamento sem varandas era impossível. De forma simples aprendi a compostar em casa e o meu caixote do lixo nunca mais foi o mesmo. Sinto-me muito agradecida à Mudatuga”.

Verónica Paiva

Entidades que confiam em nós

SOLICITAR ORÇAMENTO