Formação Profissional

Indicada para profissionais que se queiram qualificar no âmbito da compostagem, oferecemos formação focada no desenvolvimento profissional de competências para o trabalho em compostagem.

Trata-se de uma formação de 3 horas focada em capacitar colaboradores para executar e ensinar as técnicas de compostagem Termofílica, Vermicompostagem ou Bokashi, com dicas práticas de como apoiar a aprendizagem deste método. Apenas em formato presencial, acompanha material didático. Máximo de 15 colaboradores por turma.

Para quem?

Funcionários de Câmaras Municipais e/ou Juntas de Freguesia e/ou outras organizações, que terão de posteriormente gerir e/ou acompanhar munícipes / colegas durante a implementação de projetos de compostagem doméstica ou comunitária.

Porque escolher a Mudatuga?

A Mudatuga é uma startup especializada em educação para a compostagem (doméstica e comunitária) e conta com uma experiência alargada na implementação de projetos de compostagem em ambiente empresarial, escolar e municipal. Possui um conhecimento profundo da legislação e uma rede de parceiros/fornecedores que nos permite comercializar compostores em grandes quantidades e a preços bastante competitivos. Somos das poucas empresas em Portugal especializadas em compostagem Bokashi (compostagem feita através da fermentação anaeróbia dos resíduos orgânicos), método este que acreditamos ser a solução mais prática e sustentável para o tratamento de biorresíduos em apartamentos.

Especialização em compostagem

Experiência alargada em educação ambiental e especialização em compostagem.

escola a compostar

Caso de sucesso

Co-criadores do projeto “Escola a Compostar”, apoiado em 2021 pelo Fundo Ambiental, no qual formámos mais de 1000 pessoas em compostagem através de 100 ações educativas em escolas, universidades, municípios e empresas.

Reconhecimento internacional

Reconhecimento internacional no impacto socioambiental (Watson Institute, Uplink do World Economic Forum, United People Global, Climate Lauchpad 2021)

Testemunhos

A MudaTuga colaborou connosco na feira da SustentaHabilidade e no projeto FlaviECOmpostor, viajando até Chaves para dar formação sobre a compostagem comunitária em escolas secundárias. Demonstrou-nos desde o início uma genuína e profunda dedicação pela sua missão de alcançar a compostagem em Portugal, e o que torna a MudaTuga mais especial é a esta vontade de ajudar, ensinar, educar e procurar sempre melhorar a sua prática e a forma como ensina compostagem. Em Portugal, a MudaTuga está na frente deste movimento inovador e tem, a meu ver,  um papel importantíssimo na melhor gestão de resíduos orgânicos, um problema sério no nosso país. A Generation Earth Portugal recomenda a MudaTuga para qualquer escola, entidade organizacional, empresa, município que queira dar ou obter formação sobre a compostagem.

Sofia (Generation Earth Portugal)

“Gostaria de partilhar o meu agradecimento à MudaTuga e Escola a Compostar por me ter iniciado neste mundo fantástico da compostagem Bokashi; sinto que assim é que deve ser, com a valorização destes resíduos tão importantes e a minimização do consumo de recursos ao devolver à natureza os nutrientes que ela nos deu. E ainda por cima reduzi drasticamente o lixo indiferenciado. Há 2 semanas que não coloco lixo no contentor”

Cláudia Rocha

“É oficial, finalmente faço compostagem! A minha resolução de ano novo de 2020, realizada em 2022! Escolhi a compostagem Bokashi por ser um processo simples e principalmente que pudesse fazer num apartamento. Está a ser um processo de aprendizagem muito gratificante, quem diria que o lixo nos pode fazer feliz, ein?! Obrigada à @mudatuga pelos ensinamentos ninjas!”

Joana Meira

A Mudatuga é uma empresa que tive o prazer de me cruzar e que admiro muito. A sua missão é nobre! O desperdício alimentar  tem um impacte ambiental grande e a Mudatuga mostra soluções de compostagem para todos para que possamos fechar o ciclo da comida e criar o nosso próprio composto.
Recomendo muito o trabalho de quem está por detrás!

Tiago Matos (Fundador Greentribe)

“A Mudatuga para mim é a referência em Portugal para aprender sobre compostagem! O desafio #21diasacompostar não se revelou um desafio, pois com a ajuda da Mudatuga, foi tudo muito fácil de compreender e seguir!”

Margarida Rebelo

“Nunca tinha feito compostagem e achava que no meu mini apartamento sem varandas era impossível. De forma simples aprendi a compostar em casa e o meu caixote do lixo nunca mais foi o mesmo. Sinto-me muito agradecida à Mudatuga”.

Verónica Paiva

Entidades que confiam em nós

SOLICITAR ORÇAMENTO