5 motivos para compostar em 2022

2022 finalmente chegou e tu ainda não fazes compostagem? Ora, a Mudatuga vai dar-te 5 motivos (para não te dar 100!!) para começares a fazer compostagem logo no primeiro mês do ano. Vai ser desta que consegues tirar essa eco-resolução do papel!


Pensar em sustentabilidade é muito importante para garantir que o meio ambiente não será destruído pelas nossas ações e que as nossas gerações futuras não sofrem ainda mais com isso.


É por isso que algumas práticas do dia-a-dia são mesmo essenciais. Por exemplo, recusar e reduzir ao máximo as embalagens, fazer reciclagem àquilo que não consegues evitar e fazer o que estiver ao nosso alcance para evitar a emissão de gases de efeito estufa para a atmosfera. E há muitas formas de o fazer!


Mas então, “o que é que a compostagem tem a ver com isso”? Perguntas tu 🧐


Continua a ler o artigo e vais perceber! Vamos explicar-te, tim tim por tim tim, porque é que deves começar a compostar já na tua próxima refeição :)


O motivo número UM...


... é a relevância da compostagem para evitar a deposição dos nossos resíduos orgânicos nos aterros sanitários: sabias que, segundo a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), em Portugal 60% dos resíduos sólidos urbanos ainda têm esse destino?


Os aterros sanitários são construções com a finalidade de abrigar resíduos sólidos que não puderam ser reaproveitados de outra forma. Apesar da tecnologia que desenvolvemos nos últimos anos, ainda são uma fonte de poluição atmosférica e de contaminação do solo e da água. Além disso, as populações que vivem ao pé dos aterros sanitários veem as suas casas desvalorizadas e sofrem com o odor desagradável que emana dele, nomeadamente durante o verão.

Curiosidade: Sabias que em Portugal existem 33 aterros sanitários em operação de momento?


O motivo número DOIS...


... é que vais estar a contribuir com dois dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU! Para quem não sabe, a compostagem contribui tanto para o ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), por reduzir milhares de toneladas dos resíduos urbanos, quanto para o ODS 13 (Ação Climática), por reduzir a emissão de gases de efeito estufa.


Curiosidade: Sabias que existe um jogo de tabuleiro oficial da ONU sobre a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável? Espreita aqui. É super divertido e instrutivo! Testa os teus conhecimentos sobre estes temas e diverte-te, tanto com os adultos como com os mais novos!

E por falar em emissão de gases de efeito estufa...


o motivo número TRÊS...